Vacina britânica contra Covid-19 deve está

A vacina testada por Oxford já tem nome: ChAdOx1 nCoV-19. A segunda parte do nome faz referência ao combate ao coronavírus e à Covid-19; já a primeira é um dos motivos pelo qual o projeto tem avançado tão rapidamente. O ChAdOx1 é um outro vírus, mais especificamente um adenovírus, já bastante conhecido, causador de uma variação do resfriado comum, capaz de infectar chimpanzés, mas geneticamente alterado para não poder se multiplicar no corpo humano.

Vacinas feitas a partir do ChAdOx1, segundo os pesquisadores, já se mostraram seguras no passado, quando ministradas em 320 pessoas. Seus efeitos colaterais conhecidos são leves e temporários, podendo causar dor no braço, dor de cabeça ou febre. Não há relatos de efeitos adversos mais graves ou permanentes.

Sabendo disso, os pesquisadores já haviam adaptado o ChAdOx1 para combater outro coronavírus, causador da Mers (sigla para Síndrome Respiratória do Oriente Médio), com uma vacina batizada de ChAdOx1 Mers. Agora, estão replicando a técnica para combater o Sars-Cov-2, causador da Covid-19.

Comentários

Outras Notícias