OMS diz que em 'semanas ou meses' devemos saber quais drogas funcionam contra Covid-19

OMS diz que em 'semanas ou meses' devemos saber quais drogas funcionam contra Covid-19

Em um prazo que irá de algumas "semanas a meses" o mundo deverá saber quais medicamentos funcionam para combater o novo coronavírus (COVID-19), disse a Dra. Maria Van Kerkhove, líder técnica da resposta ao coronavírus da Organização Mundial da Saúde.

Kerkhove acrescentou que a OMS acompanha uma série de estudos para determinar exatamente quantas pessoas já foram infectadas pela doença em todo o mundo. 

Em paine, a médica mencionou um estudo realizado na Alemanha, segundo o qual o número de pessoas que possuem anticorpos que demonstram ter tido a infecção por coronavírus varia de 2% a 3% a 14% da população.

"O interessante é que esses números, essa soroprevalência, são muito menores do que alguns dos modelos anteriores haviam previsto, sugerindo que esse vírus estava circulando muito mais e que muito mais da população já estava infectada". Van Kerkhove disse. "Portanto, esses estudos no momento não estão realmente nos mostrando isso".

Seroprevalência é o número de pessoas em uma população que testam positivo para uma doença.

A OMS também está monitorando de perto as centenas de testes com drogas para combater a COVID-19.

"Todos no mundo querem saber quais medicamentos vão funcionar e vão salvar vidas", disse Van Kerkhove. "Infelizmente, no momento, ainda não temos nenhuma evidência de que se possa trabalhar com algum deles. É fundamental que os estudos sejam feitos e bem, para que possamos chegar à resposta que todos precisam", disse Van Kerkhove.

Os resultados, ela acrescentou, "podem não vir tão em breve". Mas o mundo está "semanas a meses" de saber o que funciona.

Comentários

Outras Notícias