Eleições 2020: em artigo, o professor Severino Paiva fala sobre tempo de Rádio e TV dos partidos

Eleições 2020: em artigo, o professor Severino Paiva fala sobre tempo de Rádio e TV dos partidos

Para quem gosta de política e já entrou no clima da eleição deste ano, deve estar se perguntando sobre os tempos que os partidos terão para divulgação dos seus candidatos.

Pois bem, fiz umas contas com base na bancada de cada dos partidos na Câmara Federal e chegamos aos seguintes números:

Para entendermos melhor esses tempos, devemos levar em conta a Reforma Eleitoral de 2015, que estabeleceu que o guia eleitoral de prefeitos e vereadores deve ser dividido em  dois blocos de 10 minutos, mais 70 minutos de inserções diárias, sendo 60% (42 minutos) para os cargos majoritários e 40% (28 minutos) para quem vai concorrer a cadeiras no Legislativo.

Um percentual de 90% desse tempo deve ser distribuído proporcionalmente ao tamanho das bancadas que elegeram para a Câmara dos Deputados na eleição anterior, e 10% é dividido igualmente entre todas as legendas. 
Quando houver coligações para o cargo de prefeito, conta-se o tempo dos seis maiores partidos que formarem essa coligação.

Dessa forma, cada partido terá o seguinte tempo de inserção diário:

Pela análise das tabelas a seguir, você pode concluir que o tempo é ouro e que pode ajudar muito se for bem utilizado pelos marqueteiros dos partidos.
Você é bom de contas? Comece a fazer suas contas para saber o tempo no guia dos seus candidatos.

Severino Paiva
Professor, escritor e consultor – Ex-vereador e ex-presidente da CMJP
@severino paiva

Comentários

Outras Notícias